Os passos para realizar uma boa reforma: contrate um profissional para fazer o projeto
A JCS Reformas atua na área de reformas há mais de cinco anos… nestes anos de experiência, e com quase 400 obras realizadas, de pequeno a grande porte, conseguimos elaborar alguns itens imprescindíveis de cuidados a serem tomados antes de começar a reforma, e o passo a passo de como tudo acontece.
Passo 1 – contrate um profissional para fazer o projeto
Seja uma simples reforma de um banheiro, ou uma reforma total do seu imóvel, não se deve jamais negligenciar a elaboração de um estudo por um designer de interiores ou um arquiteto.
Você pode imaginar que isso é um exagero, um gasto desnecessário, mas não é. 99% das obras dão errado, extrapolam o orçamento ou atrasam, por falta de um planejamento adequado e de um estudo feito por um profissional experiente para pensar nos detalhes do projeto, tais como quantidade e posição de tomadas para atender às necessidades de uso do ambiente, posição de cada cano de hidráulica, etc. Muitos clientes ficam tentados a fazer o “projeto” por conta própria, achando que dão conta do recado, achando que um rascunho já vai resolver essa etapa. Acredite, não vai, a não ser que você seja um profissional da área.
Deixar para decidir isso na hora que o profissional está executando, ou, ainda pior, deixar que o pedreiro decida onde colocar esses itens pode custar caro, ou causar um erro irremediável posteriormente.

Figura 1 - exemplo de erro no posicionamento dos canos de esgoto e água.

Figura 2- exemplo de da falta de elaboração do projeto.
Esta etapa é tão importante para o sucesso da obra, que em algumas situações, a JCS Reformas oferece o projeto como cortesia ao fechar o contrato com o cliente.
Ainda falando sobre esta etapa, são necessários alguns cuidados, como por exemplo, falar com o síndico, no caso de reforma em uma unidade em condomínio residencial ou comercial, informando o que você pretende fazer em sua reforma, para que ele tenha uma noção da obra e lhe explique quais documentos serão exigidos para obter a autorização da reforma, pois isso pode variar de condomínio para condomínio. O síndico também pode avaliar se não há algum impedimento estabelecido na convenção ou no regimento interno do condomínio para o que você pretende fazer. Peça para que ele lhe informe quais paredes são estruturais e que não podem ser demolidas, ele tem obrigação de lhe passar essas informações. Não subestime essa etapa, ela é fundamental para um bom projeto de reforma. Além disso, o síndico tem força para embargar sua obra, então é bom que ele seja seu aliado. Além disso, peça a aprovação do projeto final por escrito.
Atualmente, todos os síndicos aplicam a norma técnica da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), a NBR 16.280:2015, que exige a responsabilidade técnica de um engenheiro ou um arquiteto. (Leia mais em: Norma de Reformas ABNT: conheça as regras para condomínios e moradores ou ABNT NBR 16280:14. Reforma em edificações. Sistema de gestão de reformas)
Não tenha pressa em concluir esta etapa, fale tudo que você espera da reforma ao profissional que irá elaborar o projeto, tire todas as suas dúvidas e se projete vivendo no novo espaço. Veja se será funcional, se acomodará todas as suas necessidades e das pessoas que irão utilizar o espaço. Considere também contratar um especialista para avaliar se não há necessidade de alteração da parte elétrica, peça para fazerem um levantamento de cargas para os equipamentos que serão instalados e se a rede atual comporta tudo.

